terça-feira, 5 de dezembro de 2017

A solidariedade é revolucionária ☮

Minha história começa com os computadores e a internet, esse lugar do mundo sempre foi um espaço de conexão com várias pessoas, compartilhando conhecimentos e diminuindo distâncias. 

Porém o nosso sistema social foi se readaptando a essa "novidade" de 30 anos se  apropriando e utilizando a tecnologia como mais uma forma de dominação, através, por exemplo, do uso dos nossos dados para vigiar, controlar e vender coisas que não precisamos. Neste contexto surgiu em 2014 a CryptoRave - https://cryptorave.org/ Essa CryptoParty (https://en.wikipedia.org/wiki/CryptoParty) tem como objetivo falar sobre criptografia, hack ativismo e políticas de vigilância sociais do governo e das grandes empresas, denunciando todos os usos abusivos dessa ferramenta que desde o início é uma ferramenta de emancipação e compartilhamento de saberes para toda a humanidade. 

Ser voluntário nesse vento me ajudou muito por aprender sobre ferramentas de proteção e de instalação de softwares gratuitos que quebram a lógica exclusivista de acesso à tecnologia e e a cultura digital tão importante para os dias atuais. Meu trabalho era basicamente organizar e recepcionar as pessoas no evento falando sobre questões mais básicas. O objetivo da CryptoRave  não se resume apenas a discussões políticas e instalação de softwares livres,  esse encontro também celebra a própria cultura digital, com todas as vertentes da arte. Essa grande festa é feita totalmente por voluntárias(os) dos palestrantes, organizadores,  produtores e além das(os) artistas, todas(os)  juntando forças para termos um mundo mais democrático e livre. A solidariedade é revolucionária ☮ 

Não há Liberdade com vigilância!

http://5anos.atados.com.br/depoimentos/a-solidariedade-e-revolucionaria/